Thursday, February 09, 2006

Mulheres no escritório

Trabalho num sítio localizado mais ou menos no Cú de Judas e que não interessa a ninguém nem tem nada de interessante à volta. Somos poucos – 8 pessoas – 4 mulheres (3 estagiárias a serem exploradas e nas quais eu me incluo) e 4 homens.
Quando o sexo oposto está presente, trabalhar é deprimente! Transforma-se num verdadeiro buraco de trabalho em que todos falam de forma cruzada e desorganizada dentro de um mesmo cubículo ao qual eu tento chamar open space mas que de open space só tem mesmo o facto de ouvirmos o respirar uns dos outros! Ponho os auscultadores e deixo de os ouvir… maravilha! Quando as mulheres estão sozinhas surgem os sorrisos… parecemos galinhas finalmente livres dos galos capões… extravasam-se alegrias, opiniões, tristezas, dores... Enfim sente-se unidade. Chego mesmo a ter coragem para pôr uma musiquinha popular portuguesa só para as ver resmungar! Relaxa-se. Nem que seja a dizer palavrões. Da boca d(eles) nunca ouvi uma gargalhada. São cinzentos, sisudos, sócios, chefes, estranhos… Eu sou explorada e ainda me consigo rir... nem sei bem do que me rio… Mas nada como olhar para aquelas caras para o ânimo se desvanecer! É como se aquele momento em nos rimos todas de alguma coisa nos fizesse o dia, nos desse energia e força para continuar. Acaba por ser a altura do dia que mais gosto… porque descomprimo e deixo de me sentir observada e testada! O mundo de trabalho é mesmo assim! Cruo e duro…só não perecebo porque é que a sensibilidade (ou galinhiçe) feminina não pode ser aproveitada de uma forma positiva para criar uma ambiente mais descontraído em que dê prazer chegar ao trabalho, onde uma gargalhada não seja motivo para me olharem de lado… enfim… caminhamos cada vez mais para um modo de vida em que sobrevivemos em detrimento de vivermos. A mim nunca me disseram que viver era isto, ninguém me avisou. Agora que me confronto com aquilo a que chamam vida, pergunto-me em que ponto da vida estou? E já agora quando é que poderei voltar a viver no verdadeiro sentido da palavra? Alguém tem uma solução?

1 Comments:

Blogger Marta said...

Soluções precisam-se. Sem dúvida.
a mim também ninguém me avisou que a vida adulta e de trabalhadora era assim... sobreviver à semana para aproveitar os dois dias de suposto descanso...

February 09, 2006 12:32 PM  

Post a Comment

<< Home

counter stats