Monday, February 27, 2006

Mulheres ganham 20% menos que homens

Os homens ganham mais do que as mulheres e, em Portugal, chegam mesmo a ganhar mais um quinto do salário das mulheres. Esta diferença de 20% entre as remunerações dos dois sexos não é a maior entre os países estudados. Há na União Europeia casos piores, como o Reino Unido ou a Alemanha. Mas uma coisa é certa: no mercado de trabalho português ainda há um sexo forte.

Em Portugal, os homens ganham mais sobretudo em trabalhos pouco qualificados. À medida que crescem as exigências esbate-se a diferença. Ainda assim, quase 10% a mais é o que vale ser um trabalhador do sexo masculino português.

Transformando a percentagem em dinheiro, isto significa que num salário médio de 600 euros, as mulheres ganham menos 59 euros, quase 12 contos de diferença todos os meses.

As contas são de um estudo britânico publicado esta semana e divulgado agora pelo «Semanário Económico». As diferenças são avaliadas com base em casos reais, observados.

Ainda assim, os autores do estudo concluíram que esta matemática nem sempre é fiável ou representativa e resolveram introduzir um factor de correcção. A saber, estimativas sobre salários que os actuais desempregados obteriam... se estivessem a trabalhar. Com base nesta hipótese, a diferença entre o que ganham homens e mulheres dispara. Portugal passa para mais do dobro: 20%, um quinto do salário.

O estudo conclui que todos os países analisados revelam estas discrepâncias. Maior do que a diferença portuguesa é a sentida no Reino Unido, na Alemanha, na Holanda, na Áustria e na Irlanda. Mas é nos Estados Unidos que ela é mais flagrante. Os norte-americanos ganham mais 30% do que as mulheres e, para contrariar a tendência de quase todos os países estudados, a diferença sente-se sobretudo nas profissões qualificadas.

Alguém me explica porquê???

1 Comments:

Blogger Marta said...

Cambada de anormais! Quero um aumento, já!
Por acaso, em termos de bolsa é tudo igual. Do mal o menos, ganhamos todos mal e porcamente!

February 27, 2006 3:13 PM  

Post a Comment

<< Home

counter stats